segunda-feira, 28 de julho de 2008

Aposentação

É palavra com que não simpatizo...
- segundo os dicionários, é "acto de aposentar ou aposentar-se". Vem de "de pouso por apousentar". Por sua vez "pouso" deriva do latim tardio "pausare, «cessar, parar, deter-se»" -
... mas é realidade a que não posso fugir, apenas adiar e, mesmo neste caso, até à idade legal para tal, isto é, àquele momento em que à luz da própria lei estamos "xexés"!

A minha relutância à palavra "aposentação" parece-me vir da sua associação a outras palavras, ou grupos nominais, tais como "casas de repouso", que, eufemisticamente, se associam à decomposição humana que, não me iludo, começa muito antes da chegada de cada um à sua "eterna pousada".

Enfim, tomar a decisão de me aposentar ou aguardar que me forcem a tal pouco muda na minha teoria de vida, mas faz diferença! É que, no primeiro caso, ainda consigo provar a mim mesmo que ainda não atingi a demência... enquanto, no segundo, serão outros a fazê-lo por já me considerarem naquele estado que se caracteriza, segundo os dicionários, pela "perda total ou parcial das faculdades mentais".

A que vem isto a propósito, perguntar-me-ão.
É que hoje mesmo, dia 28 de Julho de 2008, dei instruções à secretaria da minha escola que iniciasse o meu processo de aposentação... e com isso quis provar a mim mesmo que ainda não estou "xexé"!

Quantos anos continuarei ainda com esta minha certeza?

Com uma coisa alguns concordarão comigo: é que quanto mais tarde... pior!