quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Sala dos Professores - 1º capítulo

Hoje, na sala de professores, os meus colegas deram-me os parabéns.

Oficialmente soube ( e neste assunto fui o primeiro a saber...) que por despacho de 2008-09-22 da direcção da CGA me "foi reconhecido o direito à aposentação".

Sei que foram sinceros!... afinal este é um dos acontecimentos que na vida do comum dos mortais só sucede uma vez (não falo daqueles que forjam para si reformas após meia dúzia de anos a fazer não se sabe bem o quê...). Sei que foram sinceros e estou-lhes grato por isso. Estou-lhes também grato, pois a pensão que acabo de receber, em rigor, também eles me ajudaram a conquistar. Que é um professor durante a sua carreira sem os seus colegas de turma, de ano, de departamento, de escola? Nesta, mais que em qualquer outra profissão, a expressão "homem algum é uma ilha" faz sentido.

Obrigado, muito obrigado, pois, a todos aqueles professores e funcionários da escola que me ajudaram a cumprir esta minha longa etapa da vida.

Àqueles para quem a minha aposentação representa um alívio, peço desculpa de todos os momentos em que o meu mau carácter sobrou para eles.

Continuarei por aqui e sei que estarei acompanhado por muitos dos meus colegas, em especial daqueles que no dia-a-dia, no departamento ou no pedagógico, me ajudaram a crescer como homem e professor durante tantos anos.

Para estes aqui fica o meu especial agradecimento.

Joaquim