quarta-feira, 25 de julho de 2007

EU SOU AVÔ!

Dia 26 de Julho é dia dos avós!


A data para a sua comemoração fixou-se no dia 26 de Julho de cada ano por ser a festa no calendário litúrgico católico de Santa Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora. Assim este casal de santos foi proclamado padroeiro dos avós.

É comovente a história deste casal. Ana e Joaquim viviam em Nazaré. Não tendo filhos, pediam continuamente a Deus uma criança. Com os rogos constantes, Deus concedeu-lhes uma menina chamada Maria que viria a ser escolhida para ser mãe de Cristo.

Costuma-se dizer que ser avó/avô é ser pai duas vezes.... Não concordo, pois na expressão está encapsulada a ideia daqueles pais que se demitem das suas responsabilidades e "escravizam" os seus pais (agora avós), entregando-lhos para que os criem.E há aqueles avós que se sentem felizes por isso... Quem não se lembra da atitude babada com que, na obra "Os Maias" de Eça de Queirós, Afonso da Maia acolhe o seu neto Carlos da Maia, abandonado pela mãe quando foge com o Napolitano e abandonado pelo pai que se suicida?Discordo, mais uma vez...

Ser avô é outra coisa... É ser pai do seu filho que lhe "deu" um neto para que o neto saiba que tem um pai e um avô... e vá aprendendo, com a vida, que são dois "amigos" que estão ali e que gostam dele, cada qual à sua maneira. E vá aprendendo que aqueles dois que ali estão não vão nas "fitas" que vai arranjando para tirar daí os seus proveitos...

Como sabemos Carlos da Maia, educado com esmero pelos métodos mais modernos "à inglesa" como estava na moda, acabou por ser tão "romântico" como tinha sido seu pai. Enfim, "tal pai tal filho", apesar do esforço do avô em fazê-lo diferente.

Gosto que o meu neto saia ao "melhor" do meu filho e , para isso, estou aqui procurando ser o "melhor" avô!

É isso que continuamente peço a Maria, filha de Ana e Joaquim, para que consigamos pai / avô / neto crescer à semelhança de seu filho, Cristo nosso Senhor!

3 comentários:

Anónimo disse...

Ser avô é amar, é amar uma e outra vez, é através dos netos chegar-se ainda mais aos filhos e á saudade que guardam no coração de quando os filhos eram pequenos e os tentavam proteger.
Para mim os meus avós são exemplos de vida, com as suas virtudes e, também, os seus defeitos mas são pessoas de quem me orgulho por terem feito o seu melhor para me tornar "mais pessoa". Vejo nos meus avós uma força para a vida, uma alegria imensa só em saber que eles estarão sempre e sempre ali quando precisar deles... e eles estão sempre lá.
Quando abraço os meus avós sinto-me ... bem ... tao bem, mesmo passados 29 anos é tão bom.
Hoje os meus avós já são bisavós e sei que se enchem de alegria por me verem independente no mundo e uma pessoa feliz, felicidade essa que ajudaram a construir e a crescer pelas coisas boas da vida que me mostraram mas também que as coisas más existem e temos de saber viver com elas, valores esses que os meus pais também incansavelmente me transmitiram.
Amo os meus avós como sei que a minha filha amará e ama os meus pais (pelas mesmas razões que eu pelos meus avós) pois os avós presentes são e serão um exemplo de vida para nós.
Dou graças a Deus de ainda ter comigo um avô e uma avó maravilhos e espero que possa viver o máximo de tempo partilhando momentos e ocasiões com eles.
FELICIDADES AOS AVÓS!

Sofia M.S.

Anónimo disse...

Prezado Professor
É com muito prazer que estou a dedicar-lhe um pouco da rica história que minha Mãe ANA ELISA DO COUTO, mentora do Dia Nacional dos Avós, legou aos jovens netos de Portugal e outros países que em vida e muito antes de Maio de2003, data que a Assembleia da Republica oficializou esse dia, visitou junto de comunidades lusas, procurando que também se lembrasse a data de 26Julho.
Entre milhares de contactos que durante quase 17 anos estabeleceu com entidades politicas, eclesiásticas, desportistas famosos,etc.,procurava desse modo divulkgar e produzir " Bola de Neve" para, talvez internacionalizar a sua causa! Contactou com Sua Santidade Para João Paulo II, obtendo sa sua parte um enorme incentivo, falou com Dr Freitas do Amaral aquando prestava serviço nas Nações Unidas, Julio Iglésias, pedindo-lhe que cantasse os Avós...!!!
Ana Elisa recebia de todo o nosso país e estrangeiro, muita correspondência. Entre essa, procuro e encontro nos seus arquivos uma carta escrita a punho de um seu conterrâneo, Palmelense, Senhor Jaime Caetano Silva a quem desde já endereço os meus cordiais respeitos.
Encontro-me a dar continuidade ao seu trabalho, pois antes de partir (Novembro pp) pediu-me para através dos meios de comunicação ao dispôr, incentivasse esse maravilhoso dia 26 JUlho - Dia Nacional dos Avós.
Do mesmo modo envio um carinhoso abraço à anónima Sofia M.S., pois gostei de ler seu comentário.
Ao Senhor Professor que nasceu no meu ano, apresento-lhe os meus respeitosos cumprimentos e votos de muita saúde, não deixando de lhe solicitar que contribua para que o próxima dis 26 seja lembrado junto da sua comunidade. Bem haja.
A J Couto Faria
quatrois@hotmail.com

Joaquim disse...

Caro amigo Couto Faria
Fico grato pelas informações que me dá, sobretudo as que se referem à sua mãe. É claro que no dia 26 de Julho lembraremos aos nossos netos que somos os seus avós. Falava-me da carta do meu conterrâneo, Jaime Caetano Silva... Gostava de a conhecer, assim como mais coisas sobre a sua mãe....
Joaquim