sábado, 14 de julho de 2007

Os meus queridos alunos do 12 F - turma de artes


Convidaram-me para jantar. Eu estava fulo com eles, pois os resultados no exame nacional não foram aquilo que eu estava à espera... À sobremesa, pensei eu, vou ter oportunidade de dizer umas palavras e, então, vou dizer-lhes umas verdades.

Em conversa com o Tapadinhas, dias antes, eu fiquei desconcertado quando ouvi "professor, eu só precisava de cinco, vou poder candidatar-me!". A Joana, não... estava desiludida com ela própria, e sentiu o peso de não ter conseguido a nota que estava ao seu alcance - independentemente da média! A Sara Oliveira e a Mafalda, apesar de achar que podiam ter ido mais longe, salvaram a "honra do Convento". A Rute Morais, a poetisa da turma, estava "abatida", pois as musas deram lugar ao destino inexorável que a conduziram "à humilhação"!

Enfim, hoje à sobremesa seria a hora para descarregar a minha "fúria"...

Comidos e bebidos, escrevi uma frase no livro de anos que a turma acabava de oferecer ao Pedro. Quando ditava para a minha mente as palavras que de seguida iria despejar, a Sara O. tira de um saco um livro e, após algumas palavras que nem ouvi (pois as minhas ocupavam todo o espaço da mente...), entregou-me um álbum fotográfico anotado e com dedicatória para o professor "agora que chegou a altura de deixar as suas "jóias" saírem da joalharia e seguirem os seus caminhos".

Rendi-me... Eu que sou tão exigente e racional derreti-me... A felicidade de um ano terminado invadia-lhes o rosto, estavam alegres e, afinal, foi sempre isso que eu tinha desejado para eles... e veio-me à mente aquela expressão tão humana de Sebastião da Gama: "O que eu quero é que vivam felizes"

É isso - que a vida não lhes seja "madrastra" e, se o for, que tenham aprendido a dar-lhe a volta - por cima!

4 comentários:

Anónimo disse...

Esse famoso álbum fotográfico já era para ter sido entregue no baile de finalistas, mas faltava-nos fazer a capa e escrever uma dedicatória... A capa fiz eu, a dedicatória fez a Joana, com nosso posterior consentimento.

Ainda bem que gostou!

Para o ano ainda lhe iremos fazer uma visita surpresa! ahah

Vamos agora a ver para onde as 'jóias', saidas da 'joalharia' irão...

A aluna
Mafalda**

Anónimo disse...

ahah, gosto tanto de ser mencionado pela negativa :D


Por acaso nem era 5, era 4...muahahahaha.



Gostei muito do q li. Sei q toda a gente por mais q demonstre um feitio mais rigido, no fundo, ate tem um lado ''manso'' mas nunca tinha visto o seu!

Nunca tinha tambem visto a sua maneira de escrever e tambem gostei!


Bem, boa sorte pra si e para os seus e q tudo lhe corra bem....ah, e que a refoma venha o mais cedo possivel (como tanto ambiciona) xD



Um abraço, André.

Anónimo disse...

...e por favor nao me corrija o texto, dps d o enviar é q vi q estava cheio de erros.

Joaquim disse...

Minhas "pestinhas"... nem aqui me deixam sossegado!