terça-feira, 10 de julho de 2007

Alunos-professores

Nestes dias tenho participado na minha Escola numa acção de formação, acreditada pelo Centro de Formação de Professores Arrábida, sobre a Plataforma Moodle, tendo em vista a sua utilização na gestão das actividades de ensino-aprendizagem.

Participamos aproximadamente 30 professores das mais variadas disciplinas e com um nível de conhecimentos em TIC muito diferenciado.

Ao rever-me numa das minhas muitas aulas, agora com a pele de aluno, verifico que o insucesso dos alunos pode repetir-se da mesma forma em nós como alunos-professores. O sistema viciado repete-se. Eu explico:

A cada uma das indicações dadas pelo Professor-monitor as reacções dos alunos-professores não é simultânea, pois como já se disse o nível de conhecimentos em TIC é muito diferenciado entre eles. Assim, os professores mais "entendidos" avançam e progridem, procurando mesmo que o Professor-monitor esclareça novas dúvidas que já se lhes põem, enquanto os outros alunos-professores ficam "parados", pois não conseguiram sequer avançar do ponto em que se encontravam. Assim, os professores "expert", sem terem consciência disso, acabam por criar um ambiente desfavorável àqueles que precisam mais de apoio.

O Professor-monitor bem tenta de diversas formas mostrar a estes professores-alunos que devem seguir o ritmo dos mais "lentos" que ele próprio procura privilegiar, prestando-lhes uma ajuda pontual mas...

Há professores-alunos que, assim, se desmotivam e a sua atitude é exactamente a mesma que a dos nossos alunos na sala de aula: preferem calar-se ou queixar-se da sua "falta de jeito", deixando instalar-se neles uma desmotivação crescente.

Quanto ao Professor-monitor, tal como nós professores em sala de aula, acaba por sofrer uma pressão desgastante que seria evitável se cada um dos seus alunos-professores fosse mais disciplinado, tal como pedimos aos nossos alunos: executar apenas aquilo que lhe foi indicado, ajudar o colega do lado com espírito solidário e disciplinadamente, fazer silêncio e levantar o braço quando precise de ajuda do Professor-monitor e desligar o telemóvel, pois não se pode estar em mais que um lado ao mesmo tempo.

Sem comentários: